Bonfim recebe exposição Os Papas em Israel, a Terra Santa

Painéis mostram diversas imagens papais;

mostra estará aberta ao público até 27 de janeiro

20141229 175845 Pano

Como mais uma iniciativa após a formalização de cooperação entre Santo André e o Consulado-Geral de Israel em São Paulo, a cidade inaugurou nesta segunda-feira, 5, a exposição Os Papas em Israel, a Terra Santa. A visitação estará aberta ao público até 27 de janeiro (dia em memória às vítimas do Holocausto), no salão paroquial (rua Oratório, 1458, entrada pelo estacionamento), das 15h às 20h.

Com vinte painéis fotográficos, a exposição retrata, por exemplo, visitas dos pontífices Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI a vários locais de Jerusalém, considerados sagrados, como a Via Dolorosa, que segundo a tradição cristã teria sido o caminho no qual Jesus Cristo carregou a cruz. As fotos também trazem visitas às igrejas do Santo Sepulcro e de Getsêmani, ao Muro das Lamentações e à Basílica da Anunciação.

Para o pároco, frei Nestor Marin, a exposição é importante para revelar o compromisso com a nossa fé. “Através das imagens vamos poder olhar à história, por onde o filho de Deus passou e no momento em que os papas visitam Israel, a mensagem que fica é a de alimentar o nosso compromisso com as raízes da nossa fé, do nosso batismo”, disse Frei Nestor.

Antes de chegar em Santo André, a exposição passou pela Catedral da Sé, pelo Mosteiro de São Bento e o Centro de Cultura Judaica, em São Paulo. Durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, ficou exposta no monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A mostra também passou por Brasília.

A exposição mostrará a importância que Jerusalém tem para as três grandes religiões monoteístas, o Cristianismo, ao Judaísmo e ao Islamismo.

A realização é do Consulado-Geral de Israel em São Paulo e da Diocese de Santo André e conta com os apoios da Arisa, da Federação Israelita do Estado de São Paulo, da Embaixada de Israel e da Prefeitura de Santo André.