PASTORAL LITÚRGICA

A Equipe de Pastoral Litúrgica é aquela que se preocupa com a vida litúrgica da comunidade local, que celebra a Eucaristia e outros sacramentos.

Em nossa comunidade a equipe de liturgia é composta por representantes de várias pastorais, grupos e movimentos da paróquia. Essa equipe se reúne semanalmente para ler, meditar e refletir as leituras das missas dominicais. Com base nestas reflexões, é essa equipe que prepara nossas santas missas bem como outras celebrações como via-sacras, vigílias, procissões, preparação das celebrações especias dos tempos fortes do ano litúrgico (Advento, Natal, Quaresma, Semana Santa, Tempo Pascal, Festas de Maria, dos Santos e de Nosso Padroeiro Senhor do Bonfim entre outras...)

O Documento 43 da CNBB sobre a "Animação da vida litúrgica no Brasil" a ela se refere como a Equipe de Pastoral Litúrgica. Diz ele que, sobretudo na busca de uma missa sempre bem preparada, é indispensável ter uma equipe estável de Pastoral Litúrgica, que é aquela que, de modo estável, se preocupa com a vida litúrgica da comunidade local, que celebra não somente a Eucaristia, mas também outros sacramentos. (nº 215)

Nesta equipe participam os animadores das missas, equipes de cantos, leitores e demais colaboradores e é com essa participação e preparação que temos celebrações litúrgicas de boa qualidade teológica, espiritual, ritual, pascal, pastoral e participativa, fazendo a devida ligação entre liturgia e vida.

A equipe de liturgia de nossa paróquia se reúne todas as segundas-feiras, às 19h30, na Sala João Paulo (entrada pelo estacionamento) e é aberta a todos aqueles que queiram participar da preparação de nossas celebrações. Você também é convidado. Venha fazer parte desta equipe.